Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

3 em Linha

-Blog familiar é só entrar com boa disposição- 😉

3 em Linha

-Blog familiar é só entrar com boa disposição- 😉

Uns pingos de chuva na seca deste país

Novembro 23, 2017

Ricardo Correia

9353519288_486491ed98.jpg

Finalmente hoje parece que chove. Não grande coisa, nem que isso nos vá aliviar da seca mas sempre é melhor que nada.

A única coisa que me indigna é que para alguns concelhos parece não existir seca, seja ela severa ou extrema, seca é seca e isso torna-se um pouco irrelevante nesta fase em que o país atravessa.Ou não andam a par das últimas noticias ou vivem num planeta aparte.

 

E a minha questão, passa por perguntar a certos presidentes da câmara, se é mesmo necessário andarmos a regar as rotundas? Serão assim tão importantes? Tendo em conta que metade dessa água cai no alcatrão ou em cima dos carros, porque os esguichos da rega automática geralmente estão desgovernados, e quando vamos a passar levamos com um tromba de água no vidro da frente, sem saber muito bem de onde aquilo caiu, e de uma nuvem negra não foi certamente. Mas foi de uma cabecinha mais distraída que ainda não se apercebeu do desperdício.

 

Até porque a grande maioria das rotundas no centro tem uma estátua, que geralmente são de pedra, ferro ou bronze, ou outra coisa qualquer, mas que penso que não necessita de água para sobreviver. Não vamos agora andar água ao D. Diniz que ele agora já não precisa.

 

Outra coisa que me revolta é quando as câmaras não apoiam o país porque lhes cheira a lucros.

 

No Algarve e não só, mas maioritariamente no Algarve, ao longo da costa aqueles hotéis poderiam perfeitamente aproveitar a água do mar

hoteis-praia-luxo-pine-cliffs-albufeira.jpg

fazendo o processo de dessalinização nomeadamente para as piscinas, spas e sanitários. E pelo que sei só dois é que o fazem e porquê? Porque a câmara cobra aos hotéis o mesmo que para uma casa de habitação comum. Só não se lembra dos litros e litros de água que são desperdiçados em vão precisamente mais necessários para consumo do que para piscinas, não?  

 

Em outras freguesias, deu nas noticias no outro dia, parece que há fontes a correr constantemente sem a água ser aproveitada para lado nenhum, indo parar aos rios que por sua vez desagua no mar. 

 

Já se fala no problema de falta de água potável á imenso tempo, porque raio é que neste país é o deixa andar e não se faz nada para mudar?

O que adianta lamentarmo-nos da seca se não remamos todos na mesma direção?

 

*A dessalinização da água do mar trata-se do uso de processos físico-químicos para a retirada de sal da água. Alguns desses processos são destilação, congelamento e osmose reversa

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D

Comentários recentes

  • Mamã Gansa

    Tudo atividades convidativas, parece que a Cláudia...

  • Ricardo Correia

    Pois, acho que é uma situação comum a muita gente...

  • Mamã Gansa

    Gostava, mas ele também foge de mim

  • Mamã Gansa

    . Muito bom o texto, Ultimamente só conheço gente...

  • Ricardo Correia

    Pois a Beatriz não sai de trás do vidro. É quando ...