Somos Portugal e o direito de imagem.
Maio 06, 2018
Ricardo Correia
Hoje, o programa da TVI, somos Portugal esteve em directo da feira de Maio em Leiria.
É bom para a cidade ganhar visibilidade e mediatismo na televisão, trás novos visitantes e divulga algumas empresas da região, nomeadamente a nível do artesanato e dos produtos regionais. Até aqui, nada a apontar, só mesmo a agradecer.
Mas o que me leva a comentar aqui sobre isto, é que numa fase em que todo o mundo anda em sobressalto e cheio de preocupações sobre a nova lei da protecção de dados, resta me questionar onde está a protecção ao direito de imagem?
É que ninguém da equipa da TVI me pediu autorização para ser filmado, nem a todas aquelas pessoas que passeavam no recinto da feira, que eles fizeram questão que aparecessem na televisão, ou mesmo aquelas pessoas que simplesmente passeavam calmamente no jardim, completamente alheios ao programa ou à feira, uma vez que o jardim é contíguo à zona onde o programa da TVI se encontrava instalado.
Tiveram somente o infortúnio de aproveitar o facto de estar bom tempo para uma caminhada, e zás eis que são filmados sem saberem e se calhar sem quererem.
Uma coisa é aquelas pessoas que se dirigiram para o recinto do programa para assistir ao vivo, aí tudo bem à pessoa sabe ao que vai, agora a feira estava noutra zona do outro lado da estrada. Livre de câmaras.
Onde está a privacidade do cidadão comum?
Mas enfim é o país que temos.