Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

3 em Linha

-Blog familiar é só entrar com boa disposição- 😉

3 em Linha

-Blog familiar é só entrar com boa disposição- 😉

Presépio faz-se ou não!

Dezembro 21, 2017

Ricardo Correia

sacadas-decoradas-para-o-natal-1.jpg

Ainda em jeito de delírio de ornatos natalícios, o extra à árvore de Natal em muitos lados, é o presépio. Ouvi dizer que era uma tradição que se estava a perder ao longo dos anos. E porque será? 

 

De facto até à uns anos atrás lá em casa também se fazia o presépio, até a nossa Ema desatar a brincar com as figuras do menino Jesus, da Maria e do José. 

 

A certa altura já o menino Jesus estava vestido porque não podia estar nu, a vaquinha e o burrinho eram postos na rua junto com o cão da Barbie, e o José tinha que ir às compras no carro do Ken porque o menino Jesus não tinha nem um biberão, nem uma chupeta. E se ele desatasse a chorar a meio da noite como era? A Maria também não tinha cozinha para fazer o jantar nem mesa de jantar, portanto tinha que se convidar todos os pinypons para ajudar nas tarefas domésticas, e trazer também os barriguitas para fazerem companhia ao menino Jesus. Já agora tinha que se trazer também o berço do nenuco que era mais giro do que a manjedoura.

 

E porque raio o terraço da casa do menino Jesus não tem nada? Vamos por aqui umas flores e um jardim para ficar mais alegre, com umas espreguiçadeiras e uma piscina, como tem a barbie que é muito mais giro. Já agora trás também a churrasqueira para o José e o Ken fazerem um churrasco, e acaba tudo numa grande party. 

 

 

Agora nasceu a Bia e também é uma mexe em tudo. Então lá está, para o presépio ficar todo desmanchado logo no primeiro dia... percebe-se o porquê de a tradição estar a desvanecer. 

 

À malta que gosta de espalhar luzinhas por todo o lado. 

Ter a casa decorada com arranjos de natal até fica bastante alegre. Agora, não entendo o porquê de se estenderem até às varandas!

Será que ficaram parados naquele reclame de 1980 dos chocolates regina, em que o avô contava uma história à neta e esta termina com a célebre frase, "o Coelhinho vem com o Pai Natal e o palhaço no comboio ao circo". 

É por isso que decoram as varandas como se fosse um circo? É para ver se o pai Natal aparece com o coelhinho e com o palhaço?

 

Mas no meu tempo o Pai Natal descia pela chaminé!  Também foi uma coisa que sempre me intrigou, como é que um barrigudo daqueles cabia na chaminé, entrava e saía, e ninguém dava por nada! 

E ainda por cima, pelo caminho, ainda comia as bolachas e o leite antes de se ir embora. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

É como o padre na Pascoa que à medida que passa pelas casas das pessoas vai comendo que nem um desalmado.

Pudera, comer em todas as casas por onde passa... não admira que tenha uma barriga daquele tamanho.

Imaginem se fossem "Irish Pubs" seguidos uns aos outros... lá se iam as prendas.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D

Comentários recentes