Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

3 em Linha

-Blog familiar é só entrar com boa disposição- 😉

3 em Linha

-Blog familiar é só entrar com boa disposição- 😉

Para recém papás - Durante a gravidez #2

Outubro 27, 2017

Ricardo Correia

Durante a gravidez

pregnancy-775041_1920.jpg

Nesta fase a mulher vai precisar de bastante apoio. É essencial a presença do pai em todas as situações, seja nas consultas, ecografias, registo, ou mesmo em aulas pré-natal. Lembre-se que para fazer o bebé foram precisos dois certo? 

Durante os três primeiros meses de gestação pode continuar a usar a sua roupa habitual. Tendo sempre em atenção botões e fechos que apertem demasiado.

Durante o quarto mês de gravidez, mais ou menos, já pode saber o sexo do bebé. Se entretanto já foi adquirindo umas coisinhas em tons neutros, geralmente há uma tendência para o branco e para o creme, agora se tomar a decisão de querer saber o sexo do bebé, já pode escolher os tons em que quer o quartinho do bebé, as roupinhas, as mantas, as tolhas do banho, etc.

 A partir daqui é quando tudo acontece e vimos o tempo a fugir à frente dos olhos.

Neste 4º mês de gravidez já se começa a notar a barriguinha e claro está não necessita andar propriamente vestida de jardineiras, pelo que já há roupa pré-natal bastante confortável e sempre na moda, como blusas e vestidos.

Use roupa casual, leve e pouco apertada, de preferência mais larga. Opte por saias ou calças com cinta adaptada para sustentar a barriga e alivia-la do peso da barriga e da força que exerce na coluna.

  • A nível dos soutiens terá que se adaptar a uma nova realidade no volume e tente escolher uns sem aros.
  • A nível de meias opte por collants ou meias elásticas e ajustáveis para ajudar na circulação e evitar o cansaço das pernas e inchaços.
  • O calçado escolha sapatos rasos e com sola almofadada. Se não gostar de caminhar totalmente plana, pode usar uns com poucos centimetros, não use saltos altos pois pode provocar aparecimento de varizes. 

 

Preparação para o parto

No inicio do 5º mês de gravidez já se pode inscrever nas aulas de preparação para o parto. Este curso vai dar aos papás mais confiança tranquilidade e cria laços muito fortes entre ambos. Este serviço é disponibilizado por maternidades, hospitais e alguns centros de saúde assim como clínicas privadas, é só falar com o seu médico. São sessões de 1h30 a 2h dependendo de cada unidade de saúde entre 15 a 16 sessões. As sessões são dadas a casais, e há a possibilidade de convivio, troca de ideias e dúvidas entre casais.

No 6º mês de gravidez têm mais uma consulta de vigilância e é aqui que deve falar com o seu médico, sobre como quer que decorra o parto, informe-se com ele se este a aconselha a tomar a epidural, cesariana ou parto normal. Ainda existe o parto em casa e o parto na água. O primeiro eu desaconselho terminantemente, mas são tudo opções em ter em conta. 

 

Enxoval do bebé

adult-18604_1280.jpg

É nesta fase do 5º / 6º mês que se começa a pensar no enxoval do bebé. Faça uma lista de modo a que não se esqueça de nada. Evite compras de última hora. Não é boa ideia sair desenfreado para comprar algo que o bebé precisa.

O quarto do bebé deverá estar pronto até ao 8º mês de gravidez, assim como as malas, a da mamã e a do bebé. Cabe ao pai providenciar tudo para o transporte de casa para a maternidade e depois da maternidade para o lar.

Na mala da mamã deve levar documentos de identificação, o boletim da grávida, três a quatro camisas de dormir, de preferência de abrir à frente se for amamentar, roupa interior (podem ser cuecas descartáveis geralmente é o que aconselham nas maternidades), dois a três soutiens de amamentação, chinelos de quarto e banho, e pensos higiénicos. E por fim roupa do dia-a-dia para o feliz regresso a casa. Pode também levar objetos pessoais, mas só o indispensável, como o telemóvel e algum dinheiro. 

Na mala do bebé de estar uma bolsinha com a primeira roupinha que o bebé irá usar assim que vier ao mundo, logo após o parto. Que consiste por norma num babygrow, fralda descartável, uma fralda de pano e uma mantinha. Se o nascimento ocorrer no outono / inverno deve também ter, meias e um casaco. Para os restantes dias, 4 babygrows com molas à frente, 4 camisolas interiores bodies, 2 gorros, 4 fraldas de pano para amamentação, 1 chupeta de silicone para 0+ e claro os babetes. Depois as habituais fraldas e toalhitas de preferência pouco húmidas e um creme hidratante, ou óleo suave de bebé, champô próprio para bebés e toalhas de banho pode optar por toalha de banho com carapuço. 

Para a saída da maternidade um conjunto de roupinha recém nascido e o ovo (cadeira para o transportar no automóvel em segurança).

 

Neste Artigo:

 

Ver Também - Para recém papás - Acessórios a ter em consideração

 

 

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D

Comentários recentes

  • Mamã Gansa

    Parabéns ao Xavier. Huum e comprrar umas velas nov...

  • mariana

    Muitos parabéns Beatriz!

  • Ricardo Correia

    Meu caro amigo "sabe tudo" de facto existe muita g...

  • José Duarte

    Nunca vi tanta ignorância junta. Deveria de pegar ...

  • Anónimo

    Obrigado Mariana. Fico feliz por proporcionar mome...