Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

3 em Linha

-Blog familiar é só entrar com boa disposição- 😉

3 em Linha

-Blog familiar é só entrar com boa disposição- 😉

Para recém papás - #3 Dos 0 aos 12 meses

Novembro 09, 2017

Ricardo Correia

Após a saída da maternidade, ao estilo "soltem os prisioneiros" e uma sensação de alegria que vos invade, vem a parte em que nos questionamos à chegada a casa como uma "coisinha tão pequenina", se pode transformar num tsunami. Pois é um tsunami que veio invadir as vossas vidas, tomar conta do vosso espaço, do vosso coração e das vossas mentes. Todas as preocupações vão estar centradas no bebé. Neste tempo dos 0 aos 3 meses pouco mais vai acontecer do que vê-lo crescer, porque é um dorme e mama. Os intervalos da alimentação vão ser de duas em duas horas, aumentando gradualmente à medida que os meses passam. Por isso prepare-se para à noite ser idêntico, portanto acabou-se o dormir a noite inteira. E posso vos garantir que comigo passou-se o mesmo, pelo menos até aos dois anos de idade em que a criança ainda sente necessidade de se ir aconchegar no meio dos pais na cama deles.

Nesta fase da vida o bebé começa a desenvolver alguns hábitos, aos três meses, mais frequentemente na hora do sono, da amamentação ou do banhinho, já conhece a mãe que o amamenta ou quando lhe dá biberão e observa tudo com curiosidade e destinge o ambiente familiar quando alguém se mete com ele. Brinca com as mãos levando-as à boca, tenta segurar objetos com as mãos mas não durante muito tempo, que ainda não tem força suficiente, e quando ouve algum som tenta segui-lo virando a cabeça para ele. Começa a sorrir e faz novas expressões.

A partir dos seis meses já tenta segurar no biberão levando-o sozinho à boca com as duas mãos. Já segura bem o pescoço, mesmo deitado de barriga para baixo e quando sentado no sofá encostado ao braço do sofá e agita muita as pernas. Já emite pequenos sons e tenta brincar. Se os brinquedos estiverem no seu campo visual ele tenta alcança-los com as mãos. Se forem brinquedos leves ele já os agarra e brinca com eles. Normalmente tenta levá-los à boca ou agitá-los. Nesta fase também já pede colo estendendo os braços para os papás. Quanto a estranhos já pode reagir menos bem, uma vez que já conhece bem os pais e se eles não tiverem presentes o bebé pode não reagir bem. É nesta fase também que começa a desenvolver o paladar pelo que pode rejeitar certos sabores.

Aos nove meses já tenta arrastar-se ou rebolar tentando alcançar algo que o chame atenção como um brinquedo, ou algo que emita sons. Já consegue sentar-se por si próprio e manter o equilíbrio, tentando passar da fase sentado para o gatinhar. Na hora do banho é nesta fase que vem o chapinhar porque o barulho da água chama-o atenção. Começa também a dar-se pelo nome quando chamado. Se um brinquedo faz barulho ou emite sons ou cores, o bebé grita e emite sons de alegria reagindo ao brinquedo. É bastante esperto e explora o meio ambiente, querendo ver tudo ao seu redor, reage a palavras como "não" e pode mesmo imitar gestos como "adeus". Começa a brincar ao esconder a face ou objetos. Quando agarrado pode começar a imitar os adultos nos primeiros passos. Por vezes são desastrados e dão passos de gigante.

Aos doze meses vem o tão esperado "primeiros passos". Já consegue coordenar os movimentos pelo que consegue dar três passinhos sozinho e cai sentando-se, levantando-se novamente para nova tentativa. Convém estar alerta e ir aparando o bebé para que ele ganhe confiança. Se ele cair não o agarre ou o tire do chão bruscamente que o bebé pode ganhar medo. Levante-o gentilmente dizendo-lhe palavras de afeto e volte a coloca-lo de pé para ele saber que é normal o cair. Faz sons, gestos e expressões faciais, como meio de comunicar, dizendo palavras como papá e mamã. Já começa a segurar a colher para tentar levar sozinho a comida à boca. Incentive-o, é normal querer mexer e comer com as mãos e explorar os alimentos, tanto a nível de paladar como de tato. Pode sentir tímido na presença de estranhos, virando a cabeça para o lado. 

 

Segurança Máxima - Tolerância Zero

 

Mesmo se os deixar brincar na sala, arranje-lhe um cantinho para eles, não os deixe andar a brincar junto à zona da televisão, senão você vai estar constantemente a ver uma cabeça à sua frente e não vai conseguir ver nada. Depois garanta sempre a segurança do bebé fixando bem o LCD à parede ou ao móvel da sala, porque a maioria dos casos de morte dos últimos tempos é bebés que ao começarem a andar agarram-se ao que está mais perto e se o LCD estiver em cima do móvel de televisão sem estar fixo pode tombar para cima da criança provocando-lhe lesões graves.

Proteja as tomadas e as portas dos armários se forem de batente pois podem provocar entalões nos dedos do bebé. Cuidado com lareiras ou aquecedores para evitar queimaduras. Nesta fase os bebés levam tudo à boca, tenha em atenção objetos pequenos para evitar asfixia. 

Na hora do banho nunca, mas mesmo nunca o deixe sozinho evite o afogamento. A vida do seu bebé é o mais importante tudo o resto pode esperar. Esquece o telemóvel e o telefone e mesmo a campainha da porta se tocar nessa altura, então deixe tocar! 

Se tiver escadas na sua casa, evite quedas, compre barreiras de segurança para colocar na parte superior e inferior dos pisos. A nível de varandas pode comprar rede de segurança e para as janelas fechos de segurança. 

A nível de detergentes ou químicos mantenha-os bem fechados em armários superiores onde a criança não consiga chegar. Evite intoxicações.

No automóvel até aos 18 meses de idade o bebé deve andar na cadeirinha auto virado para as costas do banco e sempre no banco de trás, atrás do condutor.

Se tiver em conta estas medidas tudo irá correr bem.

 

Neste post:

Barreira de segurança em madeira, vertbaudet - cinza

Óculos de sol vertbaudet para bebés até aos 18 meses - azul

Lote de 3 biberões 330 ml Philips AVENT Classic sem BPA - transparente

barreira-de-seguranca-em-madeira-vertbaudet.jpg

 

oculos-de-sol-vertbaudet-para-bebes-ate-aos-18-mes

lote-de-3-biberoes-330-ml-philips-avent-classic-se

 

http://www.vertbaudet.pthttp://www.vertbaudet.pthttp://www.vertbaudet.pt

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jogos de colchão e tapete de colchão Animal Lovers by Olmitos

Suporte de garrafa de bebê Rose

Be Cool Box assento de carro - vermelho e preto

Tapete de Jogos

sujeta-biberones-ba-rosa-350x350.jpg

 

silla-de-coche-be-cool-box-roja-y-negra-350x350.jp

 

www.mundobebes.netwww.mundobebes.netwww.mundobebes.net

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D

Comentários recentes

  • Mamã Gansa

    Tudo atividades convidativas, parece que a Cláudia...

  • Ricardo Correia

    Pois, acho que é uma situação comum a muita gente...

  • Mamã Gansa

    Gostava, mas ele também foge de mim

  • Mamã Gansa

    . Muito bom o texto, Ultimamente só conheço gente...

  • Ricardo Correia

    Pois a Beatriz não sai de trás do vidro. É quando ...