Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

3 em Linha

-Blog familiar é só entrar com boa disposição- 😉

3 em Linha

-Blog familiar é só entrar com boa disposição- 😉

E se fosse consigo? Assédio!

Novembro 21, 2017

Ricardo Correia

andre-mansur-assedio-sexual-pode-dar-cadeia.jpg

 

Ontem ao ver o programa da SIC "E se fosse consigo?" da jornalista Conceição Lino deparei-me com uma triste realidade sobre o nosso país. Não que eu pensasse que o país fosse perfeito, longe disso! 

 

O tema de ontem foi sobre assédio. Dois rapazes, atores, estavam na paragem de autocarro a importunar e a provocarem uma rapariga. Apesar das várias pessoas presentes, foram poucas as que se intrometeram. Aplaudo a primeira rapariga que estava com um grupo de amigos que se prestou a retirar a rapariga a ser assediada para junto dos amigos dela. Outros também se intrometeram alegando que iriam chamar a policia. 

 

Mas o que é certo é que mexeu comigo, uma vez que também tenho duas filhas e só de pensar que poderia acontecer com elas deu-me cá uma raiva...  Não só o tema em si é revoltante, como saber que afinal mexeram na lei e ficou tudo na mesma, mais revoltante é!  Srs. políticos metam mãos ao trabalho se faz favor, e façam uma lei como deve ser que proteja todos aqueles que sejam vitimas de assédio. Porque só é crime se literalmente convidar-mos a pessoa a ter relações sexuais, mas se forem atacados na rua por um desconhecido que tentou forçar uma rapariga a beija-lo, como contou uma outra rapariga no programa, já não é crime! Mas o que é isto!

 

 

E descobrir que as forças de autoridade ainda não estão mentalizadas para ajudar quem mais indefeso está, e precisa de auxilio. Deixa-me completamente irado.  A partir do momento que a policia é chamada ao local deveria intervir de imediato, certo? Não era para se porem a questionar se a pessoa foi violada, ou se está ferida. Está ferida emocionalmente e isso só por si só basta, não? 

 

O miúdos deveriam ter uma disciplina de educação cívica que os acompanhasse pela vida fora. Mas uma disciplina a sério não aquela coisa que as escolas dão só para dizerem que dão. Antigamente tínhamos religião e moral e ninguém morreu por isso. Ao menos aprendíamos o que era certo e o que era errado.  Apelavam à nossa consciência para sabermos se determinadas acções e reações que tínhamos enquanto jovens e seres humanos, se enquadravam nos 10 mandamentos, base para uma sociedade correcta e humana. Afinal de contas eu sou católico, embora não praticamente, mas mantenho e tento incutir as mesmas bases aos meus filhos. Acima de tudo boa educação, respeito e amor pelo próximo. 

 

O que é certo é que acho que faz falta a estes miúdos desde o 5º ano até ao 12º ano, terem uma disciplina parecida com religião e moral ou simplesmente cidadania direcionada para os tempos de hoje. Dever cívico, bullying, racismo, respeito - pelo próximo; pelos idosos; pelas forças de autoridade, pelos namorados, sexualidade, drogas e alcóol, o que é certo e o que é errado.

 

 

Precisam-se de novos comportamentos, novas atitudes e de uma sociedade mais unida, sem nos andarmos a ferir e a matar uns aos outros como animais irracionais. A sociedade precisa de mudar urgentemente. 

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D

Comentários recentes