Divagando sobre arvores de natal
Dezembro 18, 2017
Ricardo Correia
Existem n variedades de árvores de natal, como sabem. O significado delas é algo em que me ponho a pensar.
Eu pessoalmente gosto delas coloridas. Bolas coloridas, fitas qb e claro muitas luzes de preferência multicor. Alegria minha gente. É uma árvore já preparada para a passagem do ano. Estamos em contagem decrescente para a folia.
Temos aquelas árvore de Natal só com bolas vermelhas. Essas, são para pessoas quentes e apaixonadas, e que estão naquele primeiro Natal, em jeito de romance e lua de mel. A árvore serve de cenário para beijos calientes de fogo e paixão!
Ou então não... são só usadas para publicidade de grandes empresas, ou centros comercias. Que geralmente têm pinheiros até ao teto mas depois na decoração é só vermelho e pronto está bom. Podiam por também uma bolas brancas só para emenizar a vista. Muito vermelho também enjoa não? E depois as lâmpadas são só brancas. Não têm graça nenhuma.
Depois temos as árvores de Natal só com bolas azuis já para um ambiente mais frio e agreste. Para pessoas ao estilo de Ebenezer Scrooge.
Aquelas árvores todas brancas só com lâmpadas azuis acho um pouco deprimente. Sinceramente a única coisa que me vem à cabeça quando vejo uma dessas, é recuar aos anos 80 e começar a dançar break-dance ao ritmo do tom psicadélico dessas lâmpadas a flashar. É fazer da sala uma dance floor e quebra ossos.
Não entendo o porquê daquelas árvores lavadas com lixívia! Até porque no nosso país é raro nevar no Natal! Então aqui para os nossos lados essas árvores que perderam a cor, não fazem grande sentido. Elas próprias se devem sentir descriminadas e revoltadas, e qualquer dia fazem uma manifestação porque querem a sua cor de volta. Até porque a neve em cima dos pinheiros é algo que tende a derreter e com algumas sacudidelas ao sabor do vento, conseguem se ver livres dela, não?
Também temos as árvores metálicas para os fãs do metal. Em que a árvore está toda decorada de prateado. Este tipo de árvore é uma desgraçada de segundo plano que tenta, tenta, tenta... todos os anos a fio, mas nunca consegue chegar ao ouro, por isso leva com a prata.
De qualquer das maneiras a gente incentiva com a mítica frase "pró ano é que é!"
E claro, para as rainhas e reis do natal as árvores todas douradas. Muito ouro, à espera dos três reis magos, que tragam de preferência muitos €uros, nem que seja nas prendas da moda que são as raspadinhas de Natal. Não sabem o que oferecer? Não há problema, é tudo corrido a raspadinhas, consoante o preço, maior é o tamanho, maior a desilusão de não ter prémio. A árvore também fica a ganhar e vai ganhando algum colorido porque os boletins das raspadinhas até são bastante coloridos, e podem se ir colocando nos galhos até a árvore ser desmanchada.
Depois há aqueles que gostam de decorar a árvore com sinos e anjinhos. Mas as melhores de todas as árvores, digam o que disserem, as melhores das melhores, são aquelas decoradas com figuras do pai Natal em Chocolate . Os sininhos em chocolate, os anjinhos em chocolate, os duendes em chocolate, e tudo e tudo em chocolate. Fica a árvore toda bonita quando se acaba de decorar, o problema é que nunca dura até ao Natal, não percebo muito bem porquê! Sofrem de ataques sistemáticos dos animais, cães e gatos, e da criançada ao estilo do "coisa 1 e coisa 2".
Feliz Natal e não se esqueçam de dar muitas para todos, antes que vos batam.