Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

3 em Linha

-Blog familiar é só entrar com boa disposição- 😉

3 em Linha

-Blog familiar é só entrar com boa disposição- 😉

As cheias estão ai, mas só falam de incêndios!

Outubro 30, 2017

Ricardo Correia

Gostava de lançar um alerta geral!

 

mw-860.jpg

Sim, numa época fustigada pelos incêndios e muito atípica devido à seca que assola o país, e depois de Portugal ter sofrido bastante de Norte a Sul com os incêndios que mataram centenas de pessoas, chegamos à reta final de Outubro sem chuva e o tema predominante no dia-a-dia... ainda é os incêndios. Eu compreendo que abalou muita gente mas mas está na altura de seguir em frente.

Nesta fase deveríamos já estar a preparar-nos para a desgraça que se adivinha, porque é todos os anos a mesma coisa, e não sou só eu que vejo televisão...que é o flagelo das cheias. Pois é, devíamos estar a por mãos à obra, uma vez que o tempo ainda está com sol, para limpar-mos as sarjetas, as fossas, preparar as avenidas, cafés, bares, residências, nas proximidades do mar, rios, ribeiras, etc.

Falo isto porque vi recentemente no jornal de Leiria que um grupo de pessoas se voluntariou para limpar a lagoa da Ervideira. Achei um ato de louvar e desde já um muito obrigado ás pessoas que lá andaram, eu próprio confesso que é uma das minhas zonas preferidas e dos meus filhos para o Verão.

Mas agora está na hora de juntar um grupo de voluntários para limpar o país de Norte a Sul, nas zonas críticas das cidades e todos os moradores sabem quais são para nos prepara-mos para as cheias. (Menos os presidentes de câmara  ou junta que esse não devem ser da terra, ou tem memória curta porque nunca fazem planos para que isto não aconteça).

Nesta altura as nossas entidades governamentais já deveriam estar a preparar um plano anti-cheias, para não se repetir o que se passou em anos anteriores, e que em Portugal é fado, mas ao invés disso o que ouço e é de agenda política, o mais importante é debater o que se deveria ter feito ou que se vai fazer para que não volte haver incêndios e de quem foi a responsabilidade. Vemos diversas entidades de vários partidos a passear pelo País para visitar as zonas ardidas. 

Então pessoal estejam atentos porque a chuva mais tarde ou mais cedo vai chegar e vai vir em força. Por isso comprem kayakes ou barcos a remos, bóias, braçadeiras, galochas e ponchos, porque se estiverem à espera dos nossos governantes esqueçam! Aconselho também a inscreverem-se em aulas de natação, que aproveitam o inverno para dar umas braçadas na avenida e já ficam com a escola para o Verão. 

Dá vontade de gritar - Gente o inverno está à porta! Olhem as cheias! 

 

 

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D

Comentários recentes

  • Mamã Gansa

    Tudo atividades convidativas, parece que a Cláudia...

  • Ricardo Correia

    Pois, acho que é uma situação comum a muita gente...

  • Mamã Gansa

    Gostava, mas ele também foge de mim

  • Mamã Gansa

    . Muito bom o texto, Ultimamente só conheço gente...

  • Ricardo Correia

    Pois a Beatriz não sai de trás do vidro. É quando ...